Lider do Futuro Internacional CapacitaRH
 
 
Acesso do associado : (Esqueci Senha )
Cadastre-se

Conteúdo
Informações
Telefone:
+55 (11) 5085-2283
FAX:
+55 (11) 3562-7638
E-mail:
abtd@abtd.com.br
Endereço:
Rua Machado Bittencourt, 89 - Vila Mariana - S.Paulo/SP
Ver Mapa

Redes Sociais
   
FUND.SÃO PAULO - PUC-SP
BLOG DA MOT - ABTD

Diversidade Publicado em 1/4/2010 às 10:58:47
Escrito por EQUIPE MOT

Por: Gustavo Falcão

Consultor MOT

Você já deve ter tido aquela sensação de olhar para uma pessoa e pensar: "Caramba, não fui com a cara de fulano, meu santo não bateu com o daquela pessoa" ou o contrário, você começa a conversar com alguém e a conversa engata num ritmo tão bom que parece que você conhece essa pessoa há anos. Já tiveram esses sentimentos? Acredito que sim.

É interessante como as afinidades acontecem com alguns estilos de personalidade e não com outros.

Vamos observar alguns desses estilos!

Imagine suas relações interpessoais diárias, tanto na vida profissional como pessoal. Provavelmente você deve conhecer alguém que começa o dia falando e termina o dia falando, têm conversa para todo tipo de assunto, são emotivos, têm entusiasmo contagiante para começar projetos, mas se distraem com facilidade, são sensíveis, divertidos, otimistas, criativos e praticam a empatia constantemente. Esse estilo é conhecido como Popular Sangüíneo!

Existe também aquele estilo que prefere as rotinas, gosta de tudo organizado, são metódicos, prezam pela perfeição em tudo que fazem, não são superficiais, têm facilidade em analisar fatos, dados, estudam a fundo todos os assuntos a que se dedicam, são leais. Esse é o estilo chamado de Perfeito Melancólico.

Sabe aquela pessoa que é chamada de líder nato? Esses fazem parte do terceiro estilo. Adoram desafios, são confiantes, focados em resultados (às vezes esquecem das pessoas envolvidas), nada parece detê-los, são muito determinados e corajosos, são independentes, correm riscos e pensam muito rápido. Esse é o Forte Colérico.

O quarto e último estilo que falaremos aqui é o bom ouvinte, paciente, tranqüilo e calmo, pensa antes de falar, é observador, racional, equilibrado, estável, tem a paz e a harmonia como propósito de vida. É conhecido como Sereno Fleumático.

É possível que você tenha se identificado com algum desses estilos (Sangüíneo, Melancólico, Colérico ou Fleumático). São estilos diferentes, alguns até opostos. O interessante é que convivemos com essa diversidade no nosso cotidiano.

Utilizando a metáfora desses estilos, vamos imaginar o Sangüíneo desenvolvendo uma atividade em parceria com o Melancólico. Um é falante, gosta de ouvir música enquanto trabalha, o outro gosta de silêncio para se concentrar, um gosta de criar, arriscar, o outro prefere a segurança, um trabalha bem com improvisos e pessoas, o outro faz planejamentos detalhados, é pontual e prefere até ficar sozinho para manter sua organização a salvo.

O quadro é perfeito para um conflito! E não é raro que isso aconteça realmente.

Porém, os dois podem desenvolver um equilíbrio entre si. O Sangüíneo com seu entusiasmo provoca de maneira positiva o Melancólico a participar mais da sociedade, a se expor um pouco mais e a aceitar as mudanças que hoje em dia são tão constantes. O Melancólico, por sua vez, traz foco e organização a vida do Sangüíneo que com sua facilidade de expressão e de ter idéias, por vezes, tem dificuldades em tornar realidade suas criações e terminar o que começa.

Vamos para o outro extremo, Colérico e Fleumático.

De um lado uma pessoa que gosta de realizar, fazer, é pragmático, racional, seu objetivo será alcançado a qualquer custo, tem sentido de urgência e é pouco paciente. Essa pessoa está trabalhando em equipe com uma outra pessoa que é serena, calma, "relax", zen, uma pessoa que acredita na paz e diplomacia. Um diz: vamos fazer isso, isso e isso agora! O outro responde: calma, vamos por etapas. Um é mais impulsivo o outro reflete sobre as conseqüências possíveis. Novamente, temos aqui uma grande possibilidade de desentendimentos caso não haja flexibilidade* entre eles.

Com a percepção mais aguçada, notamos que o Fleumático transmite equilíbrio ao ansioso Colérico, que por sua vez, faz com que o "preguiçoso" Fleumático se mexa mais.

Nossa flexibilidade* de comportamento pode ditar o ritmo dessas relações. A diversidade é uma realidade e conviver com ela é uma necessidade. Tentar mudar o outro para que ele fique mais parecido conosco é ter a pretensão de acreditar que o nosso estilo é a solução mais adequada. Aceitar as diferenças e otimizar essas relações, respeitando e compreendendo as preferências de cada estilo, principalmente dos nossos opostos, demonstra nossa flexibilidade* e uma oportunidade para aprender com as diferenças e crescer profissionalmente e pessoalmente.

Bom desafio para nós!
Envie o seu Comentário
Empresa:
Nome:
E-mail:
Mensagem:
 
Digite o código acima:
 
#
#
 FIQUE SÓCIO - ABTD
Enquete
Qual a melhor época para participar de Treinamentos externos?





GDT BRASIL CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO LTDA.
ACADEMIA BRASILEIRA DE COACHING
© Copyright 1999 - 2012 - Política de Privacidade - Todos os direitos reservados à ABTD Nacional - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
Rua Machado Bittencourt, 89 - Vila Mariana - CEP: 04044-000 - São Paulo - SP - Tel: (11) 5085-2283 / Fax: (11) 3562-7638. abtd@abtd.com.br

Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião da ABTD e de seus diretores.
Os textos cadastrados são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores.