Parte da Manhã: Indicadores
para Treinamento - Apresentação da Pesquisa ABTD 2008 / 2009
Novas tendências e
parâmetros de T&D no Brasil e no Mundo serão apresentados pelo diretor técnico
da ABTD Alfredo Castro. Ele trará informações mais relevantes apontadas na
última Pesquisa de Indicadores para Treinamento.
Facilitador: Alfredo Castro
Alfredo Castro é diretor técnico da ABTD, diretor-sócio da MOT, Mudanças Organizacionais e Treinamento, é Presidente do Conselho da ASTD Brasil. Autor de sete livros, dentre os quais "Zapp!em Ação! (Campus), "Liderança Motivacional" e "Indo Além do ROI em T&D" (publicados pela ABTD) e co-autor de dois Manuais da ABTD e da ABRH. Palestrante internacional, já realizou palestras ou trabalhos em diversos países (EUA, Inglaterra, Portugal, Nigéria, China, México, França) é o coordenador do Fórum Ibero Americano de T&D, realizado há 8 anos nos Estados Unidos. É Master trainer certificado pela Development Dimensions International, de Pittsburgh, EUA, e professor de cursos de MBA da FIA.
Parte da Tarde:
Em Busca da Eficácia em Treinamento - De
acordo com a NBR ISO 10.015
Objetivos:
Dar, ao participante, diretrizes para implementar programas de treinamento que atendam as reais necessidades da organização, de acordo com a norma ISO 10015.
O participante terá, também, a oportunidade de conhecer processos eficazes para avaliar resultados e o retorno do investimento em treinamento.
Conteúdo programático:
Norma ISO 10015: Diretrizes para treinamento
DNT - Definição das Necessidades de Treinamento.
Projeto e planejamento do treinamento.
Execução do treinamento.
Monitoração e melhoria do processo de treinamento.
Avaliação dos resultados de treinamento
Avaliação de Reação.
Avaliação de Aprendizagem.
Avaliação de mudança de comportamento.
Avaliação de Resultados Qualitativos e Quantitativos.
Avaliação do retorno do investimento em treinamento
Indicadores para avaliar resultados.
ROI - Retorno do investimento.
O RH Estratégico e a norma ISO 10015
A ISO 10015 como norma auxiliar das normas de Gestão.
Processo de implementação da norma ISO 10015.
Facilitador: Sebastião Guimarães
Sebastião Guimarães é sócio titular da T&G Treinamento, professor de curso de pós-graduação da Universidade São Judas e professor convidado da Fea/Unicamp - curso de especialização.Autor de artigos sobre RH e T&D, e de livros técnicos sobre Organização e Técnicas Comerciais, publicados pelas editoras Ática e Saraiva. Foi Gerente do Sebrae-SP, responsável pela área de Treinamento Empresarial e do Programa Sebrae de Qualidade Total, coordenador de treinamento empresarial do PRODEC/CCESP e chefe da Divisão de Treinamento da Mercedes Benz do Brasil S.A.