Por: Alberto Ruggiero
Consultor MOT
Não
basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela
não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem
adequadamente, não será possível potencializar a força humana da
empresa. A comunicação interna, nesse sentido, é algo prioritário que
deve merecer, principalmente por parte da cúpula da empresa, grande
atenção.
A força humana da empresa só será otimizada por meio de
contribuições/participação de todos se esses estiverem adequadamente
informados, sem barreira quanto a sigilos, etc. Nesse sentido, a
abertura da cúpula é algo básico/fundamental. Além disso, a comunicação
interna é otimizada na medida em que cada membro da empresa estiver
também envolvido o suficiente para "caçar" as informações das quais
necessita, sem esperar que elas "venham de cima". É fundamental que uma
cultura nesse sentido, seja fortemente implantada em todos os níveis da
empresa.
A comunicação efetiva só se estabelece em clima de verdade e
autenticidade. Caso contrário, só haverá jogos de aparência,
desperdício de tempo e, principalmente, uma "anti-comunicação" no que é
essencial/necessário. Porém, não basta assegurar que a comunicação
ocorra. É preciso fazer com que o conteúdo seja efetivamente aprendido
para que as pessoas estejam em condições de usar o que é informado.
Qualidade de comunicação nas organizações deve pressupor
individualização do processo em função das naturais diferenças em outro
quadro de referência, nível de experiência, amplitude de interesses,
grau de motivação, etc., de pessoa para pessoa. Comunicações feitas
para a "média" do público acabam gerando mais problemas do que
benefícios, sem falar do fato de a pasteurização tornar as mensagens
sem impacto.
Comunicação a níveis ótimos na empresa pressupõe também que as pessoas
tenham competências refinadas (habilidades interpessoais em termos de
atitudes humanas, posturas, capacidade de ouvir, de expressão, etc).
Nos dias atuais, nos quais a velocidade é crucial, é a qualidade dessas
competências básicas que assegura a melhor qualidade de comunicação. A
qualidade da comunicação também também é determinada fortemente pela
adequação do momento em que ela ocorre.
A comunicação como elemento que contribui para a potencialização da
força humana é fundamentalmente um processo interpessoal/humano. A
tecnologia pode ajudar, contanto que ela potencialize o processo de
interação, não o afastamento entre as pessoas.
A qualidade da comunicação interna é derivada de alguns pontos considerados de suma importância explicitados abaixo:
Prioridade à comunicação: qualidade e timing da comunicação assegurando
sintonia da energia e recursos de todos com os objetivos maiores da
empresa.
Abertura da alta direção: disposição da cúpula de abrir informações
essenciais garantindo insumos básicos a todos os colaboradores.
Processo de busca: proatividade de cada colaborador em buscar as informações que precisa para realizar bem o seu trabalho.
Autenticidade: verdade acima de tudo, ausência de "jogos de faz de
conta" e autenticidade no relacionamento entre os colaboradores
assegurando eficácia da comunicação e do trabalho em times.
Foco em aprendizagem: garantia de efetiva aprendizagem do que é comunicado, otimizando o processo de comunicação.
Individualização: consideração às diferenças individuais (evitando
esteriótipos e generalizações) assegurando melhor sintonia e qualidade
de relacionamento na empresa.
Competências de base: desenvolvimento de competências básicas em
comunicação (ouvir, expressão oral e escrita, habilidades
interpessoais) assegurando qualidade das relações internas.
Velocidade: rapidez na comunicação dentro da empresa potencializando
sua qualidade e nível de contribuição aos objetivos maiores.
Adequação tecnológica: equilíbrio entre tecnologia e alto contato
humano assegurando evolução da qualidade da comunicação e
potencializando a força do grupo.