Detalhe da Atividade

P-97

Stress Out! o Papel do Estresse no Processo de Aprendizagem

30 de novembro de 2018 (Sexta-Feira), das 14h00 às 15h15 (1h15 de duração)

Descrição

O estresse é uma das emoções mais indesejadas porque está frequentemente associado a situações de mudança, risco, pressão e insegurança. Esse estado é experienciado quando o organismo compara as demandas da situação com os recursos existentes para lidar com elas. No processo de ensino-aprendizagem, comumente o estresse é visto como um vilão, pois é vinculado a situações adversas e negativas. Mas, se bem empregado, o estresse pode trazer efeitos positivos: aumento da motivação, melhoria do foco e desempenho e impulso ao desenvolvimento. Isso significa que durante programas internos e externos de educação (workshops, aulas, treinamentos etc.) o estresse pode ser conscientemente provocado e aproveitado. O desafio é dosar, equilibrar e saber usá-lo de forma estratégica.

Metodologias e Processos de Aprendizagem

Objetivos

Conscientizar os profissionais de RH sobre os efeitos negativos e positivos do estresse durante processos de aprendizagem.

Sensibilizar os profissionais de RH sobre a importância de se inserir nas atividades de desenvolvimento momentos de estresse positivo, como forma de maximizar a aprendizagem.

Identificar possibilidades de aprender por meio do estresse.

Aplicabilidade

Muitas vezes, instrutores e multiplicadores internos e externos priorizam atividades relativamente ?confortáveis?, vislumbrando a satisfação dos participantes. Vamos apresentar as duas faces do estresse para que programas de desenvolvimento contemplem atividades que dosem adequadamente a quantidade de desconforto e pressão, maximizando os resultados da aprendizagem.

ROSÂNGELA CURVO LEITE

rosangela@cpdec.com.br

Rosângela Curvo Leite é graduada em Fonoaudiologia pela UNIFESP, mestre e doutora pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Especialista em Comunicação Verbal pela York University, Toronto, Canadá. Pesquisadora e autora de artigos na área de Comunicação e Educação de Adultos. Professora convidada de cursos de pós-graduação, especialização e extensão da UNICAMP e da FIA (Fundação Instituto de Administração). Fundadora, diretora e instrutora do CPDEC, instituição que está há mais de 20 anos no mercado de Educação Corporativa. Palestrante e conferencista do CBTD 2017. Tem ampla experiência como instrutora de treinamentos em empresas/instituições de diversos segmentos como Abbott, Galderma, Novartis, Embraer, Nestlé, Hospital Sírio-Libanês, Honda.

Informações Práticas

Onde poderá encontrar

Local

O CBTD 2018 acontecerá no
Mendes Convention Center,
Av. Francisco Glicério, 206 - Gonzaga, Santos/São Paulo

Veja mais

Transporte para Santos

A ABTD oferecerá transporte gratuito de São Paulo para Santos e de Santos para São Paulo. Verifique as condições para utilização, horários e pontos de encontro.

Veja mais

Hospedagem

Durante o evento, você terá transporte gratuito entre os hotéis indicados e o Centro de Convenções! Veja a lista de hoteis e horários de funcionamento.

Veja mais

Expositores e Patrocinadores

Marcas que acreditam no maior Congresso de Treinamento e Desenvolvimento da América Latina