Detalhe da Atividade

P-83

O que Pensam os Profissionais Brasileiros Sobre o Etarismo nas Empresas?

30 de novembro de 2018 (Sexta-Feira), das 11h15 às 12h30 (1h15 de duração)

Descrição

Inicialmente serão feitas uma introdução do cenário de envelhecimento populacional brasileiro e uma discussão do conceito de etarismo e suas implicações nas organizações. A seguir apresentaremos os resultados de uma pesquisa realizada nas cinco regiões geográficas brasileiras com amostra de 5500 profissionais acima de 40 anos. Os resultados sugerem a necessidade de práticas e políticas de gestão de pessoas voltadas para trabalhadores mais velhos para lidar com o teto grisalho que tende a excluir trabalhadores muitas vezes em sua plenitude laboral.

Capital Humano

Objetivos

Apresentar o conceito de etarismo e os estereótipos relacionados aos trabalhadores maduros.

Discutir os resultados da pesquisa obtida junto a 5500 profissionais brasileiros, sob a ótica de gestores e não gestores.

Debater as implicações dos resultados para as políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações e no âmbito das polícias públicas.

Aplicabilidade

Refletir sobre a existência do preconceito de idade eventualmente presente nas políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações e acerca de possíveis estratégias de como combater esses vieses etaristas.

MARIE FRANÇOISE M.W.M.PEREIRA

fran@acalantis.com.br

Fran Winandy é Psicóloga, com MBA em Recursos Humanos (FIA, USP) e Mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Gestão Humana e Social nas Organizações (Universidade Presbiteriana Mackenzie), tendo como linha de estudos a temática Diversidade e Carreira e foco em Diversidade Etária. Sócia de Consultoria na área de Recursos Humanos (Acalântis Executive Search) e professora de módulo de Recursos Humanos e Carreiras em cursos de Pós Graduação. É também palestrante na área de Recursos Humanos e Diversidade, além de pesquisadora na área de Diversidade Etária e Envelhecimento.

DARCY MITIKO MORI HANASHIRO

Pós-doutora pela Alliant International University, Marshall Goldsmith Management School, San Diego, EUA, doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua na linha de Gestão Humana e Social, nos temas de pesquisa: diversidade e inclusão no ambiente organizacional, envelhecimento, estudos interculturais, cultura brasileira, identidade e cultura nas organizações.

Informações Práticas

Onde poderá encontrar

Local

O CBTD 2018 acontecerá no
Mendes Convention Center,
Av. Francisco Glicério, 206 - Gonzaga, Santos/São Paulo

Veja mais

Transporte para Santos

A ABTD oferecerá transporte gratuito de São Paulo para Santos e de Santos para São Paulo. Verifique as condições para utilização, horários e pontos de encontro.

Veja mais

Hospedagem

Durante o evento, você terá transporte gratuito entre os hotéis indicados e o Centro de Convenções! Veja a lista de hoteis e horários de funcionamento.

Veja mais

Expositores e Patrocinadores

Marcas que acreditam no maior Congresso de Treinamento e Desenvolvimento da América Latina