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Os pilares que determinam o sucesso do líder!
http://www.abtd.com.br - Data da Publicação: 26/01/2017

Por JACKSON T.N. SOARES

Conheça os pilares que determinam o sucesso do líder!

Um bom líder possui sempre um conjunto de habilidades de gestão que faz dele, acima de tudo, um grande influenciador.

Se você quer ser um líder que consegue motivar seus pares e sua equipe no rumo de um mesmo objetivo, acompanhe a seguir os principais pilares que determinam o sucesso.

Competências na Gestão de Pessoas

O sucesso de um líder pode ser determinado por algumas competências voltadas para gerir pessoas.

Competência - Comunicação

O líder precisa desenvolver a habilidade de se comunicar.

Essa ferramenta não significa apenas falar com o outro e sim de que maneira se expressar conforme o perfil de cada colaborador.

É essencial aqui que o líder, através da empatia e observação, entenda quais são os canais de aprendizado de cada um do seu time. Por exemplo: saber se o outro absorve a mensagem através da visão, da audição ou da sensação.

Saber persuadir o outro é ter em mente que nos comunicamos através de três formas: 7% pelas palavras; 38% pelo tom e timbre de voz; 55% pela postura corporal.

A habilidade de se comunicar está também em conseguir oferecer feedbacks que façam com que a outra pessoa saia satisfeita com o retorno. Para isso o líder precisa avaliar o potencial do outro e como ele pode utilizar isso para desenvolver a questão que precisa de reorientação.

Competência - Relacionamento Interpessoal

Relacionamento interpessoal envolve três pilares:  o indivíduo; o outro e o ambiente que ambos estão inseridos.

Quando o líder desenvolve um maior conhecimento de si e seus comportamentos (autoconhecimento), aprende a observar o outro (empatia), as particularidades da pessoa e avalia o que o ambiente está exigindo dessa relação. O resultado de tudo isso é uma alta performance na organização.

O líder que consegue fazer a gestão dos seus comportamentos, entender o outro e saber o que a empresa está exigindo, consegue promover um ambiente de trabalho saudável, garante a produtividade, o trabalho em equipe e a qualidade de vida de todos durante a jornada diária de trabalho. Esta habilidade pode ser identificada e desenvolvida através de diversas técnicas, especialmente através de assessment e processo estrutura de coaching – sabia mais neste e-book Pontos de Partida

A relação interpessoal tem um efeito direto sobre a cultura da organização. Por isso é importante que o líder promova o diálogo constante e as relações transparentes entre todos os membros e times.

Competência – Confiança

A confiabilidade é outro fator determinante. Uma pesquisa realizada em 2016 com gestores no Brasil relata que a competência Autoconfiança foi a mais ausente nos resultados. Nesse momento de crise, confiar em seu potencial e ser visto como confiável aumenta o compromisso dos colaboradores com seus objetivos, além de inspirá-los a dar o seu melhor.

Competência – Gestão de Conflitos

A habilidade de resolver problemas também ocupa posição de destaque no conjunto de aptidões de um bom líder. Transformar problemas em soluções é o tipo de situação que também pode inspirar lealdade e retenção. Isso envolve saber sair do fato específico e olhar o todo – ter visão generalista.

Competência - Responsabilidades de um líder

Uma das principais características de um bom líder é dar o exemplo. Se você prega algo para sua equipe, deve seguir seus próprios conselhos.

Seus colaboradores serão mais propensos a produzir ou aceitar críticas construtivas se notarem que o líder aplica suas diretrizes na prática.

Bons líderes devem também criar um plano de longo prazo para seu time e para a empresa. É importante ter em mente qual é o objetivo do caminho que está sendo percorrido e onde se planeja estar, em posição e resultados, nos próximos cinco ou 10 anos – para manter a organização e o time no caminho certo.

Agora que você conhece os principais pilares que fazem de um profissional um Gestor de sucesso, lembre-se da importância de ser um influenciador. Bons líderes são pensadores estratégicos que precisam ter a capacidade de orientar, informar e fazer acontecer!

Todos estes fatores contribuem para um líder afiado e altamente eficaz. Considere cada um desses elementos à medida que avançar em seu processo para tornar-se o melhor líder que você pode ser.

Jackson T.N. Soares

http://www.jjabrasil.com.br/

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Sócio fundador da JJ Assessoria. Mais de 30 anos de experiência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Membro da  Internacional Coach Federation – ICF. Mestre pela PUC SP. Pós-graduado em Recursos Humanos pelas universidades SUNY (EUA) e FGV.

JACKSON T.N. SOARES  (http://www.jjabrasil.com.br/)

Sócio fundador da JJ Assessoria. Mais de 30 anos de experiência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Membro da Internacional Coach Federation - ICF. Mestre pela PUC SP. Pós-graduado em Recursos Humanos pelas universidades SUNY (EUA) e FGV.
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