SLA Coaching
CircuitoNetas
Artigos ABTD
Como ter novas atitudes para uma vida mais feliz e tranquila
http://www.abtd.com.br - Data da Publicação: 03/02/2017

Por HELOÍSA CAPELAS

A sua felicidade pessoal influi diretamente no seu ambiente profissional, não é verdade? Não importa se é impulsionado por um recomeço de ano, não importa em qual fase da vida, a verdade é que passamos muitos anos, algumas vezes décadas, dizendo a nós mesmos: "Agora, eu vou ser feliz". Mas como fazer isso? Afinal é possível ter um coração pleno de felicidade nesta vida? Fazemos planos, projetos, nos comprometemos a alcançar o que acreditamos ser a verdadeira felicidade, mas sempre nos vemos diante de nossas frustrações pessoais. E são várias as áreas da vida, que apesar de estarem interligadas, precisam de atenção: Amor, família, dinheiro, profissão.

Embora, a maioria das pessoas acredite que seja difícil encontrar, conquistar ou manter a felicidade, na verdade a dificuldade está em entender o que significa ser e estar feliz. Ora, ser e estar são verbos complexos, porque são verbos que aprendemos a usar tão logo começamos a sentir, tão logo aprendemos a falar, tão logo estamos no início da formação de nossos sentimentos mais recônditos. Por isso, proponho que todos façam a seguinte pergunta para o seu "eu": Você está procurando a felicidade no lugar certo? Às vezes você sente que você foi vivendo e todas aquelas áreas que precisam estar bem, foram simplesmente seguindo fora de controle, como uma correnteza e hoje é como se tudo tivesse virado um grande mar onde você está perdido e não tem muito controle? Um mar onde vive dando braçadas sem sair do lugar?

Pois se você se sente assim é porque provavelmente deve estar precisando parar de se debater, pensar, respirar e buscar ter mais consciência sobre cada ponto de sua vida e então mudar de atitude. Preste atenção! Consciência é prestar atenção e prestar atenção é o que vai te proporcionar a segurança, o autocontrole para mudar de atitude. Só assim você poderá ter a atitude certa, que é "nadar" no mar, seguindo uma direção e não apenas se debater. Ao parar para respirar, perceber-se, você aprenderá tanto sobre você e descobrirá erros repetitivos e quase automáticos que tem cometido, que logo estará tomando novas atitudes.

A felicidade real, completa, acontece nos pequenos, mas profundos momentos, que proporcionamos a nós mesmos diariamente, que escolhemos vivenciar e compartilhar com aqueles que amamos. Entretanto, viramos, na maioria das vezes, reféns e dependentes de situações externas para nos sentirmos felizes. Essa é uma ideia de representação que pertence ao senso comum e que vem da nossa infância, passando de geração para geração.

Felicidade verdadeira só é alcançada quando paramos para analisar cada área de nossa vida e para isso, é preciso um pouco de coragem. Entender o que está faltando em cada uma delas, o que precisa ser mudado, onde estamos dando "murro em ponta de faca". Mudar de atitude depende de sua atenção e de sua intenção (você quer mesmo mudar)? Saiba que a partir do momento em que você decidir ser feliz, terá que abandonar velhas convicções e se deparará com novas fronteiras a serem transpostas. E você conseguirá! Conseguirá porque ganhou mas consciência e essa consciência te ajudou a mudar de atitude. Mas lembre-se, tudo isso é um processo, vá com calma, escolha as primeiras áreas onde precisa mudar, repense-as e tome uma ou no máximo duas atitudes diferentes, com precisão, vá fazendo esse exercício, logo a mudança e a felicidade verdadeira começarão a florescer e você estará nadando em águas mais tranquilas.

Sobre a articulista:
Heloísa Capelas é especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental e diretora do Centro Hoffman no Brasil. Palestrante, coach, master practitioner em PNL, autora do best-seller "O Mapa da Felicidade" e coautora de mais sete livros sobre Gestão de Pessoas, Liderança e Inteligência Feminina.

Sobre o Centro Hoffman
Fundado em 1978, o Centro Hoffman promove a reeducação emocional e o desenvolvimento da inteligência comportamental por meio do Autoconhecimento. Localizado no Alto da Lapa, em São Paulo, a instituição possui licença internacional para aplicar o Processo Hoffman da Quadrinidade no Brasil, que consiste em um programa educacional psicoemocional intensivo com efeitos positivos comprovados cientificamente pela Universidade da Califórnia (EUA) e ministrado em mais 14 países. O Método Hoffman, criado em 1967, também é aplicado na Universidade Harvard (EUA), na Escola de Governo John F. Kennedy e na Escola de Negócios.

É uma das maiores especialistas em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental. Atua com Desenvolvimento Humano e Processos Transformativos há 30 anos. Aplica metodologia Hoffman, considerada por Harvard um dos trabalhos mais eficazes de mudança de paradigmas para líderes. Suas palestras traduzem temas complexos com simplicidade e assertividade para mudança de comportamento.
REDES SOCIAS
ASSOCIADO
FIQUE SÓCIO - ABTD
Pulses
Escape 60
© Copyright 1999 - 2017 - Política de Privacidade - Todos os direitos reservados à ABTD Nacional - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
Rua Machado Bittencourt, 89 - Vila Mariana - CEP: 04044-000 - São Paulo - SP - Tel/Fax: (11) 5085-2283. abtd@abtd.com.br

Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião da ABTD e de seus diretores.
Os textos cadastrados são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores.