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ABTD divulga: Muito além da educação corporativa para a solução dos desafios empresariais
http://www.abtd.com.br - Data da Publicação: 01/08/2017


As transformações sociais e econômicas dos últimos anos, aliadas às mudanças tecnológicas, além de alterar as relações humanas têm modificado também as relações de produção que, baseadas no capitalismo – o livre mercado –, provocam uma corrida das organizações em busca de flexibilidade, agilidade e inovação, demandada pela competitividade entre elas.

Desse modo, a busca pela mão de obra qualificada, capaz de compreender a cultura empresarial intimamente e trazer para o meio corporativo as demandas externas é o grande desejo e desafio das empresas que veem e reconhecem no capital humano a sua própria identidade. Porém, o treinamento e a qualificação de competências técnicas por si só, já não representam mais a solução para o grande gargalo das organizações no momento atual: o desafio da qualificação profissional.

Este é o mote pelo qual as corporações buscam estratégias, ferramentas e métodos que melhorem processos, estimulem líderes e capacitem funcionários para funções específicas e necessidades técnicas, objetivando conquistas estratégicas de mercado. A busca pela disseminação do conhecimento entre os colaboradores, atualmente, não está apenas na exigência do grau acadêmico, que nem sempre está ligado à realidade do mercado, mas também, na formação que a própria organização proporciona aos seus funcionários, por meio de treinamentos configurados especificamente para atender a demanda da empresa.

A educação corporativa também está ligada à gestão do conhecimento voltada para o alcance de resultados, à busca pela inovação e competitividade de seus produtos e serviços. Porém, não pode estar vinculada tão e somente aos treinamentos, como em plataformas online, webinar, entre tantas outras opções disponíveis atualmente no mercado, que são fundamentais quando a empresa precisa crescer, mas podem ser nulas quando há desafios internos, de gestão de capital humano, a serem superados.

Simon Sinek, um autor britânico famoso pelo best-seller: Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action, nos mostra que poucas são as organizações que tornam seus conceitos e visões baseados na sua verdadeira razão de existir, em seus propósitos, suas causas e suas crenças. Isto porque, segundo Sinek, as pessoas não compram o que uma organização faz, mas compram o porquê ela faz. E é possível aplicar isso não apenas na relação com o consumidor, mas nas relações de modo geral.

Trazendo esta teoria para o ambiente organizacional, as empresas precisam inspirar seus colaboradores desde o seu recrutamento. Eles precisam estar motivados e inspirados com os seus propósitos, precisam acreditar que o trabalho operacional é tão importante quanto o estratégico para o bom funcionamento da organização. E todos os colaboradores, seja qual for o nível hierárquico, precisam sentir-se parte deste propósito para executarem suas funções de maneira eficiente.

A sociedade está em transformação, as relações comerciais estão cada vez mais volúveis, impactadas pelas crises econômicas. Os valores estão sendo quebrados, o que é duradouro, por exemplo, não é mais valorizado como antes. Como “segurar” bons profissionais nos tempos de hoje? Como evitar o turnover? A questão da qualificação é muito mais abrangente e profunda do que se imagina. Veja como é preciso também mudar os paradigmas empresariais, focados somente no lucro. Sempre tem algum concorrente a par dessas questões atuais e de olho nas melhores cabeças.

Acompanhar o trabalho de um profissional, desafiando-o com metas, monitorando suas ações, medindo suas conquistas, recompensando seus esforços e dando feedback incentivadores são técnicas bastante úteis. Paralelamente a elas, promover e incentivar o relacionamento com seus pares profissionais, oferecendo suporte para seu desenvolvimento profissional, por meio de plataformas virtuais, são meios de guiar o capital humano para a obtenção dos melhores resultados, explorando e obtendo todo o potencial de realização de um talento.

É importante dizer, portanto, que a qualificação contínua de um profissional é extremamente fundamental para dar continuidade à vida útil de uma organização e isto não deve ficar restrito ao mundo acadêmico, que nem sempre retrata a realidade do mercado. Cada vez mais, as organizações precisam chamar esta responsabilidade para elas, a fim de desenvolverem o seu pessoal e alcançar suas metas. Entretanto, precisam, principalmente, abraçar a correta gestão do capital humano, focada no cenário que a atualidade demanda como parte da qualificação de seu quadro de colaboradores.

Kevin Schultz
General Manager, Brasil & Southern Latin America
Cornerstone OnDemand (csod.com.br)
contato@csod.com
(11) 3434-6641

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