Em 2016, foi realizada a primeira edição do Prêmio Destaque Gestão de Pessoas. Tivemos mais de 40 empresas participantes, 49 cases inscritos de 11 estados do Brasil!

Veja os 3 cases que foram Destaques em 2016 e ainda conheça os cases completos dos 8 finalistas!

Conheça os 8+ finalistas do Prêmio 2016

 

CASE CVC BRASIL - Programa de Treinamento CVC

A CVC é uma rede de franquias com 1.043 lojas no Brasil. Associamo-nos à Associação Brasileira Franchising em Junho/2014. A ABF determina que a franqueadora forneça um Programa de Treinamento ao futuro franqueado, assim, produzimos aproximadamente 520h de treinamento, entre conteúdo e imersão, tanto para capacitação do futuro franqueado, quanto para reciclagem do time CVC. O Programa pode ser acessado através da Intranet e do Portal do Conhecimento CVC, www.vendamaiscvc.com.br, com acesso externo e mobile. Os módulos formam uma trilha de conhecimento com temas institucionais e de formação inicial em turismo, até módulos operacionais e comportamentais. São divididos em seis módulos, em formatos de vídeos, apostilas, avaliações e videoconferências. As videoconferências (Webex) garantem transmissão de conhecimento com agilidade e sem deslocamento físico. Desde 2013, quando iniciamos as videoconferências, já alcançamos 41 mil participações. Todas as videoconferências são gravadas e disponibilizadas nos canais internos. A ferramenta estabelece um canal de comunicação ágil entre a matriz e a força de vendas, com treinamentos que repassam as informações de forma homogênea e imediata. Com isso, tivemos a redução nos gastos, visto que o custo real dos treinamentos feitos via Webex são mais baixos que os presenciais.
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CASE ERICSSON - Implantação de área de educação corporativa global

A Ericsson é uma empresa de inovação atuando em um ambiente de negócios que muda e evolui constante e rapidamente, o que requer, por sua vez, uma constante atualização das competências dos nossos colaboradores. Liderar mudanças requer que novas competências sejam aplicadas no dia-a-dia do trabalho. Aprender mais rápido do que a concorrência é a nossa única vantagem competitiva sustentável.
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CASE HORTIFRUTI - Educação Corporativa Hortifruti

A Hortifruti sempre fez um investimento muito forte na capacitação e retenção de seus colaboradores, tanto quer no setor de varejo a empresa tem um dos indices de rotatividade mais baixos do mercado. Este investimento era feito nos treinamentos de Ambientação para todos os novos colaboradores, Atendimento, Boas Práticas, formação técnica de açogueiro, formação comercial com novos produtos, formação técnica dos RHs de loja e alguns treinamentos para a Liderança.
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CASE PARKER - Mudança de Cultura Organizacional

A premissa que está na base de todo esse movimento é de que uma cultura sadia, na qual todos os colaboradores da Parker América Latina vivam intensa e genuinamente cada princípio e o próprio conjunto sistêmico desses princípios, fará com que a organização como um todo evolua de forma saudável e sustentável, mesmo em contextos de intensas mudanças e alta incerteza que deverão caracterizar as próximas décadas. Ao envolvermos todos os colaboradores dentro de um mesmo propósito e objetivo, buscando continuamente a evolução pessoal e profissional, atingiremos resultados exponenciais no que diz respeito a engajamento e senso de pertencimento junto a companhia. A consequência positiva de todo o investimento realizado no processo de mudança cultural poderá ser observado pormeio de feedback recebido de clientes, da liderança e consolidação da marca Parker no mercado e do orgulho por vestir a camisa da empresa, demonstrado por meio de pesquisas de clima organizacional.
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CASE PREF. SÃO BERNARDO DO CAMPO - Laboratório de Inteligência em Edugamificação Urbana

O projeto surgiu da necessidade de ampliar processos formativos, utilizando metodologias pedagógicas avançadas e a possibilidade de construção de uma metodologia inovadora para os processos de ensino-aprendizagem, democratizando ferramentas tecnológicas e favorecendo a contextualização de uma educação publica no qual o professor é um pesquisador continuo e o aluno é um aprendiz e socializador de conhecimentos. Escolhemos os seguintes eixos de ação: aprendizagem colaborativa, gamification, produção audiovisual, educomunicação e robótica/cultura maker. Observamos a necessidade da criação de uma agenda coletiva/colaborativa para discussão da temática com outras organizações da cidade. Essa ação levaria a uma transformação definitiva da formação de professores, configurando-a como um espaço vivencial de troca de aprendizagens e na articulação com empresas, sociedade civil e universidades, todos unidos para que a escola publica seja um centro dinâmico, contemporâneo de aprendizagem para todos os colaboradores envolvidos.
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CASE REDE BOURBON DE HOTÉIS - Potenciais Sucessores

O tema "Sucessão Profissional" tem sido, nos últimos anos, um dos grandes desafios das organizações, e sempre inspira cuidados por parte dos desenvolvedores . Sendo assim, desde a identificação da demanda até a implantação do programa, todos os detalhes necessários foram analisados e implantados com responsabilidade e coerência, garantindo a eficácia e sucesso do programa. Intitulado como "PROGRAMA DE POTENCIAIS SUCESSORES A CARGOS DE GESTÃO DA REDE BOURBON", o programa sucessório, com base na valorização dos talentos internos, veio ao encontro da necessidade de preencher as futuras vagas de gestão das novas unidades hoteleiras. Todos os funcionários, que possuem os pré-requisitos necessários, podem efetuar sua inscrição no programa.
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CASE SANTHER - Valores que Geram Atitudes - Disseminação Valores Santher

A literatura fala sobre a importância dos valores e propósito para uma organização. Nosso case traz um pouco desta discussão na prática, ou seja, como fizemos a disseminação dos Valores e Propósito Santher revisados para todo o público interno, por meio de uma estratégia criativa, desenvolvida internamente, com ações para sua assimilação e prática diária, favorecendo a promoção de um ambiente onde os profissionais possam atuar proativamente, com excelência e inovação, em busca dos objetivos da companhia. A Santher é uma empresa brasileira de bens de consumo com mais de 75 anos de história, que atua nos mercados Consumo, Professional e Papéis Especiais. Somos líderes em diversos segmentos e detentores de grandes marcas, como Personal, Snob, Sym e Kiss.
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CASE UNIALGAR - A aprendizagem por meio da prática

A educação vem passando por um amplo processo de transformação nos últimos anos. Nesse sentido, tanto a escola tradicional, quanto a educação corporativa, estão sendo pressionadas a repensarem o modelo de ensino-aprendizagem. O que se busca atualmente é uma educação que faça sentido e tenha aplicação prática, que seja rápida e de implementação imediata, eficaz, multidisciplinar e tecnológica. Para fazer face a estes novos desafios, a Universidade Algar, escola de negócios do Grupo Algar, tem buscado implementar ações de desenvolvimento, utilizando-se de métodos mais práticos, tais como: estudos de caso, fóruns de aprendizagem, gamificação, jogos de negócios, projetos práticos, dentre outros formatos. O presente trabalho, pautou-se especialmente no método de aprendizagem a partir da prática e de projetos organizacionais reais. Denominado de Projeto Desafio, teve em seu escopo 4 projetos conduzidos por um grupo de líderes em desenvolvimento, durante o período de 1 ano e 2 meses. Os resultados obtidos demonstraram ganhos tanto para a empresa, quanto para os indivíduos participantes do programa.
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