Em 2018, foi realizada a terceira edição do Prêmio Destaque Gestão de Pessoas. Tivemos 35 empresas participantes e 40 cases inscritos de 8 estados do Brasil!

Veja os 3 cases que foram Destaques em 2018 e ainda conheça os cases completos dos 8 finalistas!

Conheça os 8+ finalistas do Prêmio 2018

 

CASE CENIBRA - Avaliação de Desempenho 360º por Competências no Sistema de Gestão SAP

Em 2017, visando melhorar a gestão organizacional do processo, a Cenibra implantou a metodologia de competências no sistema de gestão ERP (SAP). A migração sistêmica possibilitou realizar avaliação de desempenho de forma rápida e segura, com ótimo desempenho de performance sistêmica, possibilitando recuperar informações do presente ou do passado, bem como efetuar comparações. A metodologia utilizada foi a 360 graus por competência. As competências foram definidas de acordo com a função executada pelo empregado. O sistema, ou metodologia, foi estruturado de forma a contemplar as funções gestão, especialista, supervisão, analistas, suporte técnicos e operacionais), compreendendo os métodos: 90 graus, 180 graus, 270 graus e 360 graus. Método: Escala de avaliação gráfica. Foi aplicado um modelo constituído de uma avaliação composta por autoavaliação, avaliação do superior, avaliação de pares e avaliação de subordinados (executivas e supervisão). No primeiro ciclo da avaliação no sistema de Gestão ERP/SAP foram avaliados em torno de 2.050 empregados. Visando melhorar e fomentar a necessidade do feedback, o sistema envia mensagens de cobrança após a avaliação bem como registra pontos importantes para posterior construção do PDI do empregado. A migração sistêmica trouxe para a empresa ganhos mensuráveis, como: melhor gestão organizacional do processo e introdução do feedback de forma sistêmica.
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CASE FCA - FIAT CHRYSLER - GAME OF TALENTS - Gamificação e Reconhecimento para Resultados

Esse case mostra como a FCA conseguiu estimular sua rede de concessionárias e seus respectivos profissionais a se manterem atualizados nos diversos canais de formação através de um programa único de engajamento e reconhecimento. O Game of Talents é uma ferramenta inovadora no setor automotivo capaz de trabalhar o estímulo permanente à formação e ao autodesenvolvimento através de uma metodologia de gamificação e provou, como consequência, que o desenvolvimento profissional, o engajamento e o reconhecimento dos profissionais influenciaram no resultado do negócio daqueles que mais participavam. Através das mais de 700 concessionárias parceiras espalhadas pelo país, a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) comercializa veículos e peças e oferece serviços de manutenção preventiva e corretiva em sua linha de produtos representados pelos seus brands Fiat, Chrysler, Dodge, Jeep e Ram. Os programas de formação são essências para o alinhamento da estratégia junto a essa rede com mais de 20 mil profissionais para gerar valor de cada produto junto aos clientes, garantindo satisfação, rentabilidade e marketshare no mercado. O engajamento gerado pelo Game of Talents venceu barreiras da territorialidade e das diversidades culturais, estimulando o aprendizado, o reconhecendo das pessoas e influenciando nos resultados de negócio.
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CASE HOSPITAL GRAACC - Semeando Felicidade com Psicologia Positiva

O projeto Semear tem como objetivo principal a busca constante do bem-estar, melhor comunicação entre as equipes, alinhamento de informações e resultados das equipes multiprofissionais, melhoria do nível da performance e maior interação entre os pares e lideranças. Vale ressaltar que o projeto Semear é fundamentado cientificamente por meio da psicologia positiva e pelo coaching, a ciência do bem-estar e do florescimento e da realização do potencial humano, ou seja, é a ciência da felicidade. Com isso espera-se que os envolvidos no projeto se desenvolvam como pessoa e profissional, sendo seres mais plenos e felizes, capazes de utilizar suas forças, virtudes e seus talentos na capacidade máxima, além de um resultado positivo na atuação profissional e no relacionamento com as equipes e pares.
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CASE MARTINS ATACADISTA - Construindo Excelentes Ambientes de Trabalho Através da Confiança

O Ambiente Nota 100 é uma filosofia de trabalho que eleva o patamar das ações de clima organizacional oferecidas ao colaborador, promovendo transformação do ambiente de trabalho através da mudança de atitude no olhar mais cuidadoso das lideranças para suas equipes, com foco nos resultados para a organização. Ao estimular o papel mais atuante dos gestores de cada subárea, a organização reforça o protagonismo das lideranças como agentes de mobilização de suas equipes, elevando o nível de confiança entre líder-liderados-colegas, de forma a construir um lugar onde colaboradores confiam nas pessoas para quem trabalham, têm orgulho do que fazem e gostam das pessoas com quem trabalham. Assim, reforça o desejo do fundador, Sr. Alair Martins, de promover excelentes ambientes de trabalho, possibilitando que a empresa seja cada vez mais engajada, produtiva, participativa e, acima de tudo, que as pessoas sejam felizes e preparadas para os desafios.
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CASE NATURA - Treinamento Comportamental. Paixão em Servir

Este case mostra os sucessos obtidos com a implantação do novo modelo de treinamento comportamental que promoveu uma grandiosa mudança cultural tanto para o operador como em toda a estrutura de apoio (supervisores, monitores, instrutores). Trata-se de uma transformação extremamente significativa, cujos frutos mostraram para nós que olhar para o indivíduo de forma genuína retorna em resultados consistentes e contínuos.
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CASE PEIXE URBANO - Projeto Main Line: Nossos Valores, Nossas Práticas!

A meta deste projeto foi polinizar na cultura os valores organizacionais. Tomamos como perspectiva a contribuição para termos seres humanos mais plenos, mais autônomos, mais conscientes da coletividade e diversidade. Organizamo-nos e crescemos orientados por nossos princípios de governança, em que destacamos os valores: comunicação aberta, respeito, foco, excelência e paixão. Neste projeto, com nove meses de duração, 100% EAD, sustentado pela teoria da modificabilidade estrutural cognitiva e heutagogia, realizamos 24 turmas, cada qual em média com 20 participantes com quatro horas e meia de duração para cada um dos valores: Comunicação Aberta, Respeito e Foco - totalizando 6354 horas. Os valores Excelência e Paixão foram tratados com uma hora e meia de duração totalizando 1413 horas. Assim sendo, este projeto contou com 7767 horas. Investimos 12% do nosso budget anual (R$ 44.275,00). Fizemos mais com menos! Isso foi possível por termos arquitetado nossa solução na plataforma EAD. A média de treinamento por homem ficou próxima a 17 horas, o que reflete a consistência entre forma e conteúdo (tempos curtos para ações de alto impacto). Objetivamente, quando poderíamos pensar no valor hora/homem/treinamento comportamental próximo a R$ 6,00? O tempo não para, mas prepara! Seguramente nossas práticas refletem nossos valores.
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CASE SUBSEA 7 - Programa de Mentoria Subsea 7

Nesta fase da nossa empresa, acreditamos que investir em nossos colaboradores será de fundamental importância para alcançarmos melhores resultados e estarmos preparados para o reaquecimento do setor de óleo e gás. A mentoria é uma ferramenta poderosa para suportar a gestão da mudança e os desafios do mercado. A implantação do programa de mentoria estruturado da Subsea 7 tem como enfoque principal estimular o desenvolvimento dos colaboradores participantes, sejam eles mentores ou mentorados. Principais conteúdos tratados na mentoria: I. Desenvolvimento: orienta o mentorado sobre ações de desenvolvimento individual. II. Conhecimento técnico: orienta o mentorado compartilhando conhecimentos técnicos que possam ter relação com o desenvolvimento mais amplo deste. III. Sucessão: orienta e esclarece o mentorado sobre opções de trilhas de evolução horizontais e verticais na organização. IV. Mobilidade: identifica e detalha o plano de ação para oportunidades de trabalho em outras localidades. V. Mapeamento de network: auxilia o mentorado a identificar a sua rede de relacionamentos e a classificar o nível de proximidade com os contatos (baixo, médio, alto). Podem identificar a necessidade de expandir a rede. VI. Engajamento: inspira o mentorado a trabalhar com propósito, prazer e empenho.
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CASE WIZ - Abordagem do Design para Desenvolvimento da Liderança

Este case se dedica à apresentação de como a Wiz utilizou métodos do design e metodologia ágil para criar uma solução de desenvolvimento da liderança focada nas necessidades dos nossos colaboradores e alinhada com as necessidades da empresa. Criou-se um guia de cultura e conjunto de melhores práticas de liderança, que chamamos de modelo de gestão da Wiz. O enfoque nas necessidades dos nossos clientes nos permitiu ainda identificar uma grande dor dos nossos colaboradores: a percepção de que o feedback era algo pontual e insuficiente. Como acreditamos que o desenvolvimento pode ser altamente alavancado por uma cultura de feedback contínuo, nos dedicamos também à criação de uma solução que tornasse isso realidade na Wiz.
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