ABTD - Locação da Estação de Treinamento
ISAT
PRÓXIMOS EVENTOS
Senac São Paulo - Cursos Livres, Técnicos, Graduação e Pós-graduação
Mobiliza | Desenvolvimento e-Learning para Empresas
Crescimentum | A evolução da liderança
Artigos ABTD
Maturidade na liderança - Liderança de si e do outro
http://www.abtd.com.br - Data da Publicação: 25/10/2018

Por KÁRITAS RIBAS

Liderar é provocar mudanças. Fazer diferença e fazer diferente. Ou simplesmente fazer, fazer acontecer. Líderes são pessoas ocupadas em mudar o mundo. O mundo pode ser o quarto onde dorme, a cidade onde vive, ou a cabeça onde mora. A liderança é o movimento constante e intencional de provocar transformações em si mesmo, nas circunstâncias, nas pessoas ao redor, no espaço circundante. Liderança é mais que intenção, é ação.

Liderança é deflagração, porque propositiva. É conjugação, porque coletiva. É imaginação, porque inventiva, inovadora, criativa e promotora de rupturas e novidadeira. Liderar é ir na frente, é abrir caminhos para ir mais longe e para que outros também possam ir.

As pessoas caracterizadas como líderes não param, são inquietas, insatisfeitas, estão sempre a olhar o mundo e perguntar o que falta, o que deve ser diferente, o que precisa mudar, o que pode vir a ser. Elas sofrem de entusiasmo, porque enxergam no horizonte um mundo que anseia por ser criado e tem a convicção de que poderá contribuir nessa produção. São pessoas que cultivam a amplitude da visão contextual e a capacidade de elaborar estratégias para dar conta das questões que se apresentam.

Um líder sente angústia e confia nela como um sinalizador de suas vulnerabilidades, usando sua força para coordenar ações potentes. Sabe dar significado ao que lhe acontece, ao que vê e ao que sente, compartilhando esse significado com outro sendo, portanto, inspirador. Sua capacidade de articular pessoas em torno de um sentido comum produz sonhos e cria realidades inspiradoras.

A liderança está no espírito da declaração do dramaturgo irlandês George Bernard Shaw, “algumas pessoas olham o mundo e perguntam: Por quê? Eu penso em coisas que nunca existiram e pergunto: por que não?”.

Por força da própria natureza de sua definição e das peculiaridades das pessoas líderes, a liderança é um lugar solitário. Embora seja verdadeiro, como dizem os índios Sioux, que “a força do lobo é a matilha”, as inquietações dessas pessoas movimentam muitos, porém movimentam fortemente seu interior em primeiro lugar. Ao elogiarmos a maturidade, a responsabilidade, a organização interna e a prudência certamente não estamos vendo o turbilhão de afetos nos quais elas navegam incessantemente.

A solidão da liderança se explica pela complexidade dos mundos — seja o quarto, a cidade, ou a própria cabeça — e também pela imensidão de variáveis implicadas nos processos de mudanças e criação: o que mudar/criar? Por que mudar/criar? Quando mudar/criar? Como mudar/criar? Aliás, é mesmo preciso provocar a mudança/criação? Mundos complexos e em constante movimento não comportam respostas prontas, fórmulas fixas e regras rígidas.

Por essas razões a liderança é uma dança, porque que é atividade, ação humana. Porque é uma resposta ao mundo a partir das inquietações internas, porque é expressão pessoal individual e singular, porque gera expressão coletiva, porque gera movimento. Nos inspiramos em Nietzsche: “Os que não ouvem a música julgam loucos os que dançam”.

Pesquisadora em Complexidade, Mestre em Biologia-Cultural, Filósofa, Psicanalista e Coach com Formação Ontológica Consultora Especialista no trabalho com grupos. Professora, escritora e palestrante com mais de 20 anos de experiência na Formação de Lideranças Transformadoras. Facilitadora de grupos de Diálogos e eticista entusiasmada. Idealizadora e fundadora do Instituto Appana.
REDES SOCIAS
ASSOCIADO
FIQUE SÓCIO - ABTD
Conquistar - Jogos para Empresa
Home- TED - webTED
© Copyright 1999 - 2018 - Política de Privacidade - Todos os direitos reservados à ABTD Nacional - Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
Rua Machado Bittencourt, 89 - Vila Mariana - CEP: 04044-000 - São Paulo - SP - Tel/Fax: (11) 5085-2283. abtd@abtd.com.br

Os textos publicados não representam, necessariamente, a opinião da ABTD e de seus diretores.
Os textos cadastrados são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores.